segunda-feira, 11 de maio de 2015

A Indústria do Rádio

Por: Emerson Ruteski

Está cada vez mais difícil atender às exigências do público brasileiro.


Imagem do Google

Parte do público brasileiro ouve programas de rádios quase todos os dias, e está cada vez mais difícil atender as exigências do público brasileiro. Os programas de rádio são dos mais variados tipos, porém todos eles têm o único objetivo: entreter. Existe uma indústria por trás disso, e pessoas trabalhando duro também.

João Dias é diretor da Rádio Cultura FM de Novo Progresso e diz que não é fácil escolher um programa que agrade o ouvinte. '' Eu já criei vários trabalhos que nem foram para o ar, e sim para o lixo. Já tive também programas que foram para o ar, mas afundaram como um submarino. Outros que eu tive de retirar à pedido de ouvintes. Não que eu seja um péssimo diretor, escritor, mas é que o ouvinte só quer saber de ouvir músicas, e nós precisamos adequar nossas propagandas na programação, senão como vamos pagar nossas contas e nossos produtores?''

O rádio virou uma exigência de ambientes onde há um número de pessoas. A Marcia é motorista e faz transportes de alunos, e diz que não pode faltar música durante a viagem. A música é uma maneira de quebrar o silêncio entre as pessoas que quase não conversam. Ela escolheu o rádio para evitar ‘’brigas’’ por opção musical. ‘’Uns querem pop, outros pagode, disse ela’’, então para evitar esse tipo de problema, o rádio é ideal.

Os mais variados programas funcionam assim: Cria-se um roteiro, determina-se o estilo, a editoria se for de cunho jornalístico e depois vai para os testes pilotos, onde será testado e ouvido para ver se por ventura pode ser aprovado, ou não, disse Carlos Pimenta Antena FM de Novo Progresso.

A programação de rádio requer um público fiel, para competir com outros programas das outras emissoras concorrentes. A criação tem de atrair e fixar o ouvinte, para não deixa-lo partir. O funcionamento do rádio é semelhante  a qualquer outra empresa de comunicação como, a indústria cinematográfica e também veículos como jornais impressos e blogs, sites.

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